segunda-feira, 25 de maio de 2015

Inclusão Social


A inclusão social é um direito humano adquirido por lei a todas as pessoas, direito esse conquistado com muita dificuldade.  Infelizmente no cotidiano, as pessoas com deficiência vivem uma luta diária se deparando com uma realidade fria e distante da teoria das leis constituintes, pois o preconceito prevalece e falta de acessibilidade é constante.
Também em muitos países existe a desigualdade de gêneros, tirando o direito das mulheres à dignidade, educação, ao direito de ir e vir e muitas vezes até o direito ao registro de nascimento.
Observando os desenhos e as respostas dessas crianças podemos perceber que a carência das pessoas com deficiência não impedem as mesmas de ter um bom convívio social com os seus coleguinhas e nem de exercerem suas atividades cotidianas na sala de aula, também notamos que em um dos desenhos, a professora tenta incluí-las nas tarefas escolares.
Na entrevista com a professora compreendemos que no começo ela se deparou com um desafio e ficou bastante insegura, pois era algo novo e inesperado, era um aluno com deficiência auditiva e não tinha tanta dificuldade quanto à aprendizagem, ela procurava dar as  atividades normais e em certos momentos explicava os conteúdos  e ele fazia leitura labial, a  interação  dele com os outros alunos era um pouco difícil, devido à falta de paciência das outras crianças com sua deficiência. Ele não era limitado, era muito inteligente e tinha muita força de vontade o que fazia atingir os seus objetivos e conseguir acompanhar a turma. Com essa experiência ela aprendeu novas técnicas de ensino e também a ser mais paciente.












Nenhum comentário:

Postar um comentário